As Principais Zoonoses

Nunca vamos deixar de insistir na proteção. Uma paixão segura, confiável e tranquila irradia alegrias e momentos inesquecíveis. Por isso, agora é o momento de fazer você entender tudo sobre as Zoonoses e refletir o quanto elas podem prejudicar a convivência com seu pet.

Cães e gatos, em seus hábitos diários, podem passear pelas praças, brincar com outros animais de estimação e estar em contato com diversos objetos contaminados e transmissores de doenças. Infelizmente, ignorar a possibilidade deles, em algum momento da vida, contraírem algo que desestabilize a sua saúde, torna-se ilusório, porém, não deixa de ser uma realidade sanável e preventiva diante de alguns cuidados essenciais que os seus donos devem atentar-se.

Mas, afinal, o que são Zoonoses? Elas compreendem um rol de doenças causadas por bactérias, vírus, parasitas e fungos, que podem ser transmitidas dos animais aos seres humanos. Algumas pessoas com o sistema imunológico fragilizado têm maior risco de contraí-las, como os bebês, crianças, mulheres grávidas, idosos, pessoas em tratamentos médicos severos ou com algum problema de saúde que levou a sua debilitação.

Manter o pet saudável e uma boa higiene, podem reduzir o risco de potencial transmissão. Além de brincar e acariciar, protegê-lo contra as doenças também é símbolo de amor. Olhem só como é simples:

– Exames anuais e semestrais, que poderá detectar precocemente qualquer indício das zoonoses, acelerando seu tratamento e tornando o animal menos propenso a obter qualquer doença;

– Alimentação baseada em uma dieta de qualidade, evitando crus ou carne e leite não pasteurizado;

– Total higienização quando estiver na presença do animal ou de qualquer um dos seus resíduos. Ao limpar, usar luvas e sempre lavar as mãos;

– Usar controle de parasitas apropriado para o seu animal de estimação. Vermífugos, anti-pulgas e vacinas devem estar rigorosamente em dia.

– Comidas e bebidas preferencialmente as que são servidas em casa. Evitar que cães e gatos coloquem na boca ou consumam alimentos estranhos ou objetos suspeitos.

– Mordidas ou arranhões de seu animal de estimação devem ser bem levados imediatamente com água e sabão e os ferimentos acompanhados por um médico.

Agora que você sabe um pouquinho mais sobre esses malefícios que invadem a relação entre vocês, fique de olho!
Em caso de dúvidas, estaremos por aqui.