Infelizmente acidentes acontecem a qualquer momento com os nossos bichinhos, e há circunstâncias em que, mesmo com toda a prevenção e cuidado, eles acabam saindo machucados. Em algumas situações podem ocorrer algum tipo de acidente, como ataque de cães ao seu melhor amigo durante passeios na rua, “parcães” ou, até mesmo, quando o seu pet foge de casa.

Sem uma provocação, os cães tendem a terem um comportamento mais tranquilo entre eles. O problema é quando são instigados a agirem de forma dominante uns com os outros, levando a provocação. Por isso, é muito importante vigiar a situação como um todo, pois em qualquer sinal de alerta entre os animais, é preciso proteger o seu pet, evitando problemas que possam comprometer a saúde dele.

Contudo, como alguns ataques de cães são inevitáveis, é importante que o tutor do animal saiba lidar com a situação. Portanto, continue com a leitura deste post e descubra como salvar a vida do seu melhor amigo.

Leve o bichinho ao veterinário imediatamente

A primeira reação que todo pet lover deve ter no caso de um ataque é levar o cão ao veterinário imediatamente. Mesmo que a extensão dos danos seja pequena, as consequências podem ser sérias, e por isso, é importante que o animal passe por uma avaliação com um profissional de confiança.

Quer ver um exemplo? Uma pequena mordida pode ser responsável por transmissão de doenças graves como a raiva, infecções por bactérias e fungos, entre outros. Porém, como a extensão pode ter sido pequena, o proprietário acha que não é nada, mas lembre-se de que todo cuidado é pouco!

Por isso, é essencial que, ao menor sinal de um ataque, você leve o seu bichinho para uma consulta com o veterinário de modo a ter certeza de que não aconteceu nada grave. Isso porque o profissional conferirá todos os machucados e analisará a necessidade de aplicação de remédios para a prevenção de doenças infectocontagiosas entre animais.

O recomendado é encaminhar o cachorro ao veterinário nas primeiras quatro horas após o ataque, como forma de realizar toda a higienização e assepsia, evitando complicações de doenças. Além disso, é essencial para que sejam administrados os medicamentos que auxiliarão no alívio da dor imediata causada pelo ataque de cães.

Cuide das feridas do seu pet

Após o atendimento veterinário, caso tenha ficado alguma ferida, é importante que o pet lover se dedique a cuidar dos machucados do pet. Isso envolve toda a higienização do local com aplicação de antissépticos e os medicamentos cicatrizantes.

Caso haja alguma infecção, será necessário fazer a aplicação de medicamentos como antibióticos tópicos, pomadas, entre outros. Isso é importante, pois, qualquer descuido nesse aspecto pode render infecções, complicações diversas que causam questões como amputação e morte precoce do seu melhor amigo.

Por exemplo, caso um machucado na pata não seja devidamente cuidado, pode-se infeccionar, causando lesões aos tecidos ósseos e musculares. Dependendo da gravidade da situação, faz-se necessário realizar a extração do membro, a fim de evitar até mesmo a morte do cachorro.

Por isso, todos os cuidados, principalmente com higienização devem ser feitos nesse momento, a fim de proporcionar melhor conforto para o animal.

Faça os curativos adequadamente

Além dos cuidados com o ferimento, é essencial manter o curativo feito adequadamente para cuidar do seu cãozinho. Ele é essencial por algumas razões, tais como:

  • evitar que entre sujeira, bactérias, fungos e vírus no local da ferida;
  • garantir uma cicatrização mais rápida e eficiente;
  • evitar que o cachorro lamba a ferida, fazendo com que se estenda a laceração;
  • evitar que a parte machucada se arraste no chão (em casos de amputação, paraplegia, entre outros), potencializando as chances de aumentar a ferida.

Reserve um lugar na casa para cuidar do seu cão

Um cão que acabou de passar por um ataque estará assustado diante da situação. E, principalmente, se você tem outros animais em casa, ele estará com medo de ficar próximo a eles — ou, em alguns casos, pode até mesmo ter um comportamento mais agressivo.

Animais com dores e machucados precisam de paz e tranquilidade para se recuperarem, não só fisicamente, mas também emocionalmente. Por isso, é essencial ter um cantinho especial para eles.

Esse local deve ser sossegado, em paz, permitindo que o animalzinho descanse quando quiser, tenha acesso fácil à caminha, comida e água e que se sinta próximo ao seu dono. Devido ao medo, ele pode querer uma maior proximidade do seu pet lover para se sentir protegido. Assim, escolha um lugar que garanta maior proximidade com você nesse momento.

Dê bastante carinho ao seu bichinho

Como falamos, seu cachorrinho poderá estar bem assustado e fragilizado após o ataque, principalmente se ainda estiver com dores. É nesse momento que ele precisará de muito carinho e cuidado para ficar bem.

Essa é uma forma de dizer ao seu pet: você está protegido, eu estou com você. Este tipo de comportamento, além de tranquilizá-lo, poderá amenizar um comportamento amedrontado, permitindo que ele, com o tempo, se sinta seguro em sair com seu tutor novamente, sem receios de ser atacado novamente e, principalmente, evitando que ele desenvolva depressão.

Tome as medidas cabíveis

Em alguns casos, o ataque pode ter sido gerado pelo incentivo de pessoas maldosas, que colocam seus cães para atacarem outros. Mesmo que não haja nenhum fundamento para este tipo de comportamento, ele ocorre e não pode passar despercebido.

No caso de seu pet ter sido atacado após uma fuga, tente perguntar a conhecidos e pessoas que residam próximo a sua casa se visualizaram qualquer tipo de ação ou comportamento inadequado de vizinhos que possam ter potencializado o ataque.

Se você viu o ataque e percebeu uma conduta inadequada do tutor do outro animal, é necessário tomar as medidas legais cabíveis na situação. Se possível, chame testemunhas, registre o ocorrido e não deixe a situação passar em branco.

Ataque de cães, apesar de raros, ocorrem e, por isso, todo pet lover deve estar preparado para saber como agir neste tipo de situação. Todas as medidas, quando tomadas rapidamente, podem auxiliar a garantir a saúde do seu bichinho.

Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe nos comentários e responderemos a você.