O número de cães e gatos que vêm sendo abandonados no Brasil cresce significativamente ano após ano. De acordo com levantamento do Instituto Pet Brasil, mais de 170 mil animais estão sob cuidados de 370 ONGs e grupos que se dedicam a cuidar deles. O mais triste é que entre os meses de dezembro a janeiro, o número de abandono cresce devido ao período de férias no país.

Pensando em todos esses dados, foi criado a campanha Dezembro Verde. Você já ouviu falar? Continue lendo que vamos te falar tudo o que você precisa saber.

Abandonar animais é considerado crime?

A resposta é sim! Abandonar animais é considerado uma forma de maus-tratos e é crime previsto na lei. Confira:

“Está previsto no artigo 32 da lei 9.605/98. A pena é de três meses a um ano de detenção e multa. Se houver morte do animal, a pena é aumentada em um sexto a um terço”

Muitos pets são deixados “à própria sorte”, desamparados, o que caracteriza o abandono como crime.

Quais são as causas do abandono?

Infelizmente os cães e gatos são abandonados devido a fatores econômicos das famílias, ninhadas inesperadas, perda de interesse pelo animal, pet adoecido ou envelhecido ou até quando o tutor muda de casa.

Por isso vemos tantos peludos na rua muitas vezes sem o essencial para sobreviver. É muito importante que ao ver um animal sendo abandonado, você faça a denúncia a Polícia Militar ou à Promotoria de Justiça (Ministério Público) para que o tutor possa ser responsabilizado pelo ato.

Quer ajudar os animais abandonados?

Nós do Biovet Vaxxinova damos o nosso apoio a entidade Moradores de Rua e Seus Cães, que dedica-se a levar doações e serviços aos cães e seus tutores na condição de moradores de rua. Você pode conhecer o trabalho feito por eles através das redes sociais como Facebook e Instagram. Se quiser, você também pode ajudar fazendo a sua doação clicando neste link.

Vamos lutar para que os cães e gatinhos tenham uma vida cheia de amor, carinho e proteção!