Forte de forma equilibrada e saudável: o poder das vitaminas!

A nutrição está entre os principais cuidados com a saúde e bem estar dos animais de estimação. A alimentação adequada é necessária para o crescimento, complemento alimentar, bom funcionamento do sistema imunológico, desenvolvimento dos ossos, tecidos musculares e pelagem. Por isso, para o organismo dos pets se desenvolver bem e de forma equilibrada é preciso, antes de qualquer coisa, da ingestão de vitaminas, essenciais na alimentação diária.

Pois bem, qual é a melhor fonte vitamínica aos nossos pets? Muitos donos acabam dando comida aos cães e gatinhos, o que não é recomendado. A refeição preparada em casa pode prejudicar a saúde por conter muita gordura e tempero. Existem rações para cada idade, raça e tamanho, com vitaminas e demais nutrientes ideais para cada fase e ritmo de vida, por isso, elas são as melhores opções.

Confira os benefícios de cada vitamina para o organismo do seu pet:

– Vitamina A: contribui no crescimento e resistência a doenças;

– Vitamina B1: contribui para o metabolismo energético e sistema nervoso;

– Vitamina B2: contribui para o metabolismo das proteínas e gorduras;

– Vitamina B3: contribui para o metabolismo das proteínas e síntese da hemoglobina;

– Vitamina B4: contribui para o metabolismo das gorduras e fornece uma proteção maior ao fígado;

– Vitamina B5: contribui na integridade dos tecidos;

– Vitamina B6: contribui para o metabolismo das proteínas, das gorduras, dos glicídios e do ferro;

– Vitamina B12: contribui para o metabolismo das proteínas e na síntese da hemoglobina;

– Vitamina D: contribui para o equilíbrio do metabolismo fosfocálcio e melhora a absorção de cálcio por parte do organismo;

– Vitamina E: atua como antioxidante, além de prevenir a patologia muscular.

– Vitamina H: colabora para o metabolismo dos glicídios, na integridade dos tecidos, no metabolismo de lipídios e de protídeos.

– Vitamina K: aumenta a produção de fatores de coagulação.

É importante notar que a carência de vitaminas é responsável pelo aparecimento de diversas doenças, como anemia, alergia, hipersensibilidade alimentar.

E por que não estender o cuidado? A prática da vermifugação não é diária como a necessidade de vitaminas na alimentação dos pets, porém a sua proteção é. Ainda está rolando a dosagem de Primavera.