Paixão, Proteção e Adestramento

Viver na companhia de animais de estimação é extremamente gratificante, mas também desafiador. A grande maioria dos pets possui um espírito investigativo e arruaceiro, o que nos dificulta mantê-los o tempo inteiro dentro de casa e sob a nossa proteção. Quando viramos as costas, lá está o seu gatinho atravessando o muro e seu cãozinho passando pelo vão da portão. Cada fugidinha um aperto no coração, não é mesmo? Porém, desfrutar de um delicioso passeio ao ar livre, bem como estar em contato com outros animais e pessoas é muito importante para eles. Afinal, quem não gosta de se sentir livre, leve e solto?

Os adestradores podem ajudar no processo, porém, não são todos os donos que possuem condições financeiras para esse treinamento. Assim, algumas posturas bem simples podem ajudar na socialização dos pets e na qualidade de vida que merecem. De início, não o obrigue a brincar com outros animais. Deixe-o observar os pets sociáveis e as pessoas desconhecidas antes da interação, recebendo recompensa pelos bons comportamentos e repreensões por demonstrações de agressividade. Não tente apresentar muita coisa a ele de um só vez, respeite o seu tempo e o seu espaço. Sempre se imponha, saiba dizer um “não” bem firme, quando necessário. O animal deve saber que quem está no comando é você, aprendendo qual o tipo de comportamento é o ideal.

Outro fator de atenção e eficácia para a socialização dos pets é a vermifugação. Mesmo os animais mais bem cuidados estão expostos a esse perigo, que pode ser veiculado através da água, dos alimentos e até mesmo nos passeios pelas ruas, praças e praias. Por isso, cuidado. Você já sabe que pode contar com a gente nesse quesito. A família Vermivet tem proteção para os gatos, cães e filhotes.

Um passeio ao ar livre leva os pets a demarcarem seu território e praticarem exercícios, deixando-os mais ativos, felizes, melhorando seu sistema metabólico, diminuindo os riscos de obesidade e, claro, mais independentes. Permita-os explorar esse mundinho com liberdade, mas, lembre-se, sempre com proteção.