Por dias com mais “Pet Terapia”…

Os pets na vida das pessoas se tornaram essenciais. Vocês, que já têm um bichinho em casa, sabem quais são os resultados: auto estima elevada, maior interação social, benefícios à saúde mental e física, diminuição do estresse entre as famílias. Nada como viver com o sorriso no rosto e em boa companhia.

Diversos estudos revelam o poder dos animais de estimação em trazer cura para seus donos. A intensidade dessa amizade é absurda. Hospitais já admitem que pacientes, que estão em unidade semi-intensivas, recebam visitas de seus bichos. Para as pessoas solitárias, a companhia de seus cães e gatos diminui a sensação da solidão e consequente chances de depressão, um mal cada vez mais comum no mundo todo. As terapias assistidas por animais também têm alcançado importantes índices de sucesso. Esse contato costuma acalmar, estimular o raciocínio, a coordenação motora, a comunicação, e o (re)conhecimento do próprio corpo e espaço. Um toque, trocas de carinho e brincadeiras, podem construir um vínculo emocional forte, capaz de despertar sensibilidade, responsabilidade e compaixão. Uma transmissão de energias e forças.

A Pet Terapia é uma técnica cientificamente comprovada. É claro que toda essa proximidade deve estar revestida de todos os cuidados. Não podemos deixar de destacar a vermifugação, afinal, muitas verminoses são transmissíveis aos seres humanos, o que pode prejudicar o tratamento quando o paciente ficar em contato com um bichinho contaminado. Tudo parece fácil, mas não é. Antes de participarem das sessões de terapia os pets são tratados com vacinas, e passam por uma higiene completa: as orelhas são limpas, as unhas são cortadas e, obviamente, o banho é requesito básico.

Uma preparação rica em detalhes, mas que pode afastar gastos e usos de medicamentos. Podem acreditar, amor, carinho e proteção curam!