As Principais Verminoses: Uma série sobre a ameaça à saúde humana e animal das 4 principais verminoses.

Para a eliminação dos principais parasitas do seu animal, é imprescindível a administração de um vermífugo de amplo espectro de ação. Os vermes são um grande perigo à saúde dos cães e gatos, principalmente para os filhotes. Alguns merecem mais atenção por serem causadores de zoonoses, ou seja, prejudicam a saúde humana pela intensa aproximação que nós temos com os nossos bichinhos de estimação.

Vamos entender um pouquinho ?
Hoje vamos falar sobre o Giárdia sp, vamos lá…

É considerada um grave problema de saúde coletiva. Os cães desempenham um relevante papel como hospedeiros. O maior número de animais afetados está entre os animais jovens, menores de um ano, que convivem com outros doentes ou que possam ter acesso a água contaminada, dada a resistência destes parasitas em meios aquáticos. A diarreia é a manifestação mais comum e vem acompanhada de dor abdominal. Normalmente as fezes são pastosas, mal cheirosas, claras, podendo conter muco e raramente apresentar sangue ou pus.

Outros sinais clínicos são a síndrome de má absorção, que leva ao emagrecimento, anorexia, distensão abdominal, flatulência, desnutrição, raquitismo e esteatorreia. O diagnóstico é difícil com bases clínicas, posto à porcentagem elevada de resultados falso-negativos. Assim, deve-se cumular os exames microscópicos, por onde se detectam a presença dos parasitas nas fezes, com o teste de Elisa, que, pela sua alta sensibilidade, elimina os resultados falso-negativos.