As Principais Verminoses: Uma série sobre a ameaça à saúde humana e animal das 4 principais verminoses.

Para a eliminação dos principais parasitas do seu animal, é imprescindível a administração de um vermífugo de amplo espectro de ação. Os vermes são um grande perigo à saúde dos cães e gatos, principalmente para os filhotes. Alguns merecem mais atenção por serem causadores de zoonoses, ou seja, prejudicam a saúde humana pela intensa aproximação que nós temos com os nossos bichinhos de estimação.

Vamos entender um pouquinho ?
Hoje vamos falar sobre o Toxocara canis, vamos lá…

É uma doença infecciosa que se concentra no intestino delgado dos cães. Geralmente as infecções são mais brandas, mas dependendo da gravidade pode levar à morte. Os sinais clínicos nos filhotes podem variar de acordo com as condições de higiene e a carga infectante. O parasita compete por alimentos com organismo canino, o que resulta em quadros de diarreia, flatulência, distensão abdominal, desidratação e retardo no desenvolvimento do animal. Quando auscultados, sons pulmonares aumentados ou anormais, sopro de insuficiência tricúspide ou arritmias cardíacas são detectados. Doença arterial pulmonar grave e tromboembolismo podem estar associados a epistaxe, coagulação intravascular disseminada, colapso, trombo- citopenia e hemoglobinúria, sendo que esta última também é indicativa de síndrome da veia cava (essa parte eu não alterei muito, achei muito técnica e fiquei com receio). Geralmente o diagnóstico é presuntivo na fase pulmonar, pois as larvas estão migrando e alguns sinais pneumônicos são observados, quase sempre após duas semanas após o nascimento.
Através da técnica de esfregaço de fezes os ovos podem ser identificados. Esses são subglobulares, castanhos e com espessas cascas escavadas.

Ciclo de Vida - Toxocara Canis