Que bom!

Para muitos, essa semaninha está mais curta por conta do feriado de quinta-feira. Quando isso acontece, nossa felicidade redobra, pois poderemos curtir mais horas e mais momentos com os nossos pets. Junto a toda essa alegria, vem, também, uma série de cuidados necessários para que os peludos acompanhem o ritmo da diversão.

O outono chegou e com ele vêm temperaturas mais amenas e um clima mais seco, comparados aos do verão. Os pets são muito sensíveis às mudanças climáticas e, por isso, essa transição pode refletir em sua saúde.

Com a umidade do ar baixa, problemas respiratórios podem aparecer. Inalações simples, com soro fisiológico, podem ajudar na prevenção, sendo que a quantidade e o tempo de exposição variam conforme a idade, tamanho e saúde do animal. É um período em que as partes óssea e muscular sofrem os maiores desafios, principalmente para o cão ou gato velhinho, que podem sentir dores na coluna, cãibras e problemas locomotores. Não é porque o pet tem uma camada de pelo que está dispensado da proteção contra as friagens. Ele também sente frio! Acolhê-los e aquecê-los, principalmente aos de pelagem mais curtas é uma medida fundamental. Ainda, vale lembrar, que a desidratação não acontece apenas em dias intensos de calor. Como a temperatura está mais fria, o pet diminui o consumo de água, podendo, assim, desidratar-se e, a depender do nível, até se predispor a problemas renais. Por isso, compensa a elaboração de dietas ricas em água nesse período. Doenças respiratórias também despertam com maior incidência, a piorar no inverno. A principal delas é a traqueobronquite infecciosa, cujo sintoma principal é a tosse seca, que pode ser acompanhada da coriza, ronquidão, além de espirros frequentes, febre e falta de apetite. Por isso, é bom não deixar de vaciná-lo e de adotar suplementos vitamínicos para complementar sua alimentação.

Por fim, e tão importante como os cuidados mencionados, inclui-se a vermifugação, que além de proteger os pets das verminoses, afasta as zoonoses, que são aquelas que acometem nós humanos também. Em maio inauguramos a dose de inverno Vermivet. Procure aqui o vermífugo ideal para o seu pet. Fique de olho!

Bom feriado e, por favor, divirtam-se! =)